Uma grande empresa multinacional produtora de potássio e fertilizante de fosfato conta com a solução preditiva da Dynamox para monitorar seus ativos e detectar falha em bomba de circulação.
A bomba de circulação de fluossilícico é responsável por purificar a água de seu processo produtivo. Neste ativo, foram instalados os sensores sem fio HF+, que são capazes de identificar possíveis falhas em condições iniciais, antes que elas se agravem.
A partir do dia 9 de abril, analisando os gráficos na Plataforma Web, foi possível detectar um aumento dos níveis de vibração, principalmente no gráfico de Velocidade RMS, exibido na imagem a seguir.
O diagnóstico feito pelo analista de vibração dentro do relatório de análise preditiva na Plataforma Web, constatou que havia uma falta de rigidez e isso estava ocorrendo devido à base do equipamento estar com uma corrosão muito avançada e em evolução.
Em acompanhamento aos níveis vibracionais, ao olhar para a cascata espectral, foi possível notar um aumento de vibração na direção vertical e axial com maior destaque. Confira:
Veja o diagnóstico escrito pelo analista:
- Diagnóstico: equipamento com aumento de vibração na posição axial e vertical. A base deste equipamento está com corrosão muito avançada e neste momento apresentou evolução.
- Falha detectada: falta de rigidez.
- Observação: substituir base SKID (metálica) e realizar alinhamento do conjunto.
Seguindo o procedimento interno da empresa, após o diagnóstico, a equipe de manutenção direcionou-se até o equipamento para realizar a comprovação do defeito diagnosticado por meio de inspeção sensitiva e, em seguida, realizar a sua manutenção.
Confira, a seguir, algumas imagens que mostram como se encontrava a base SKID da bomba antes e como ficou depois da substituição realizada.
Gostou do conteúdo? Você encontra mais casos como este no nosso blog, acessando “cases de sucesso”. Leia também sobre “Projeto de monitoramento sem fio: Vale Salobo e Dynamox“.