Sobre o METS: embora a mineração seja uma das primeiras atividades econômicas a serem exploradas no mundo, o setor continua crescendo até hoje.
A indústria do METS (Mining Equipment, Technology and Services) fomenta o crescimento da economia mundial em bilhões de dólares por ano.
O que é METS?
METS é um anagrama utilizado para se referir a indústria de equipamentos, tecnologias e serviços voltados à extração de minérios.
O alto crescimento no setor de extração de minérios na última década abriu espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias, visando atender as demandas de inovação e segurança surgiu o METS, presente fortemente na Austrália.
Foi fundada em 2016, com auxílio governamental, a organização australiana METS Ignited, que busca impulsionar a competitividade e produtividade no setor de extração de minérios no país.
A organização afirma que até o presente momento a taxa de emprego no setor continua a crescer, o valor agregado bruto (GVA) duplicou e o país continua sendo o líder mundial no setor do METS, sendo Queensland a maior região mineradora com uma receita acima de US$7 bilhões.
No cenário da mineração os países que mais se destacam hoje são Brasil, Austrália, Indonésia, Chile, Canadá e Estados Unidos.
Estes países apresentam grandes oportunidades para consolidação das empresas da indústria do METS, por apresentarem grandes reservas minerais e serem alguns dos maiores exportadores mundiais de minérios, isso sem contar, o desenvolvimento de uma cadeia nacional de serviços e tecnologias para atender o segmento.
O Brasil e a extração de minérios
O Brasil iniciou suas atividades no setor da mineração por volta do século XVII e até hoje a atividade representa uma parcela significativa no PIB brasileiro.
As atividades de extração mineral vão além apenas do beneficiamento de metais como ouro, ferro e cobre. Através delas são extraídos minérios utilizados na produção de fertilizantes, cimento, componentes microeletrônicos e inclusive na geração de energia elétrica.
De acordo com o IBRAM, em 2021 a extração de minérios teve um aumento de 7% em relação ao ano anterior, sendo extraídos por volta de 1,150 bilhão de toneladas de minérios.
Como exemplo, o país é o maior extrator de minério de ferro do mundo, sendo a empresa Vale detentora de 90% da extração.
Impactos da COVID-19 na indústria de METS
A pandemia da COVID-19 impactou diretamente o mercado de mineração mundial, devido aos lockdowns e as intensas restrições econômicas impostas neste período.
As importações de cobre e carvão sofreram quedas drásticas, e a América do Sul foi a região do mundo mais afetada.
As restrições de importação anunciadas pela China impactaram diretamente nos preços de comercialização do carvão mineral, chegando a uma média de US$123/t durante o ano de 2020. Similarmente ao caso do carvão mineral, o cobre apresentou uma desvalorização no valor de comercialização devido ao excesso 463 kt de estoque do minério.
O Brasil, por sua vez, também sofreu impactos na comercialização de minérios.
Sendo a China um dos maiores compradores de minérios brasileiros. O setor de extração e beneficiamento de minério de ferro apresentou uma grande diminuição da comercialização. Isso porque houve a falta de suprimentos brasileiros e as medidas restritivas de offloading na China.
Em 2022 a perspectiva é de que o setor da mineração se recupere dos impactos sofridos pela pandemia.
O setor de serviços e equipamentos de apoio à mineração deve ter uma melhora ainda mais acentuada nesse ano. Assim, superando expectativas e podendo alavancar a indústria de mineração nos próximos anos.
A Dynamox participa do setor do METS através dos serviços e tecnologias aplicáveis no monitoramento de ativos de mineração. Dessa forma, a empresa tem o intuito de conferir previsibilidade e confiabilidade na manutenção de ativos.
A Dynamox oferece uma solução completa de sensoriamento remoto e análise de dados de vibração e temperatura voltados à manutenção preditiva.
Conheça mais sobre a Solução Dynamox.