Confira os benefícios da inspeção sensitiva para sua indústria!
A inspeção sensitiva nas indústrias é uma premissa fundamental utilizada para analisar atentamente um ativo através dos sentidos humanos. Realizado, portanto, de acordo com um roteiro baseado na gestão da manutenção de cada planta.
Nesse sentido, levando em consideração que defeitos podem se apresentar de diversas formas e por vários motivos, é necessário ter um bom plano de inspeção que guie o inspetor nessa atividade.
Para atender esta necessidade, a Dynamox desenvolveu o módulo de Inspeção Sensitiva. A ferramenta facilita o dia a dia do inspetor no direcionamento da verificação dos itens em sua rotina. Além disso, apoia a tomada de decisão do gestor, responsável pela estrutura e monitoramento da “saúde” dos equipamentos.
O intuito do sistema é de otimizar a identificação de anomalias, através do planejamento, definição e gestão das checklists e rotas de inspeção.
Confira abaixo as principais vantagens do módulo de inspeção sensitiva da Dynamox e como ele pode te ajudar na gestão da manutenção de ativos.
Principais Benefícios
1- Modelos de checklists personalizáveis
As checklists são sequências de perguntas, criadas dentro da Plataforma Web e focadas em extrair informações dos equipamentos e seu entorno. Estas que, então, guiam o inspetor na verificação de potenciais anomalias nos equipamentos existentes nas rotas da inspeção.
A funcionalidade conta com vários modelos de checklists personalizáveis para situações e necessidades diferentes. Desse modo, pode-se alterar a configuração das perguntas de acordo com as características de cada ativo. Entre os tipos estão:
- Checklist padrão: os modelos vêm abertos para customização e são completamente personalizáveis de acordo com as necessidades de cada ativo.
- Checklist de rolos: esse é um modelo criado para a inspeção de roletes de correia transportadora, buscando as especificidades coerentes a inspeção desse tipo de ativo.
- Checklist de medição manual: nesse modelo, registra-se valores de grandezas físicas como pressão, temperatura, espessura, viscosidade e etc. Medidos com o apoio de instrumentos metrológicos;
Checklist de espessura de correia: essa checklist é semelhante à de medição manual de espessura.
Porém, propicia o usuário a registrar valores de várias amostras em uma mesma medição, ideal ao processo de medição do “tapete” de uma correia transportadora.
2- Rotas de inspeção gerenciáveis
A ferramenta permite o controle de periodicidade, data de início e ações necessárias para o inspetor e usuários responsáveis. Além disso, possui a definição das rotas que indicam o caminho que o técnico irá seguir, enquanto responde as checklists durante a inspeção dos ativos.
Nessa etapa define-se o sequenciamento das tarefas com intuito de assegurar uma cobertura mais confiável e assertiva da inspeção.
3- Formulários Eletrônicos
Aqui, é onde a magia acontece! Essa etapa acontece no aplicativo, onde o inspetor recebe as demandas de inspeção planejadas na criação das rotas. Então, através das repostas das checklists, ele coleta informações das máquinas e registra aquilo que seus sentidos observaram.
De forma prática e ágil, a ferramenta auxilia o processo de inspeção por meios tecnológicos.
No App, enquanto o inspetor responde as checklists, é possível determinar a criticidade/severidade das anomalias. Assim, estas se tornarão alertas posteriormente. Além disso, conta com recursos de anexos como fotos, áudios e observações que facilitam o entendimento das anomalias descritas nos relatórios.
As funcionalidades substituem a necessidade de o inspetor usar papéis e pranchetas. Tornando, portanto, o processo mais moderno e prático, através da centralização das informações coletadas através dos formulários eletrônicos.
4 – Indicadores de anomalias centralizados
Após execução das rotas de inspeção, os dados levantados são centralizados na nuvem e disponibilizados através de dashboards da plataforma.
Na web é possível obter uma perspectiva geral da saúde da planta organizado por localização de anomalias, assim como por ocorrência e alertas.
Nos painéis pode-se consultar as anomalias reportadas em campo, por meio de relatórios que apresentam um panorama da situação de cada rota e as condições dos equipamentos, permitindo uma visão geral da planta ou detalhada em ativos específicos.
5 – Tecnologia a favor da manutenção centrada no ativo
O módulo de Inspeção Sensitiva é uma ferramenta específica para o processo de inspeção sensitiva. Sendo, portanto, parte complementar da Solução Dynamox. Assim, há a junção de técnicas sensoriais e instrumentadas, que podem estar atreladas aos sistemas da indústria 4.0.
Combinando a precisão dos DynaLoggers (sensoriamento de vibração e temperatura) aos sentidos humanos de um inspetor capacitado tem-se o contexto da inspeção integrada que busca melhorar o desempenho do serviço de monitoramento dos ativos.
Neste ambiente, as informações juntas proporcionam uma ampla cobertura do ativo, buscando confiabilidade e assertividade na identificação de possíveis falhas.
6 – Histórico organizado
O uso da ferramenta vai além do registro de informações, trata-se da organização e padronização de maneira eficiente das inspeções. Apoiando, assim, o planejador de paradas e corretivas a ter informações suficientes para a tomada de decisão.
Todas as informações coletadas de ativos ficam salvas na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento para consulta através da plataforma Web Dynamox.
Dentro da plataforma, você tem acesso aos indicadores de saúde dos ativos inspecionados, bem como o status das inspeções (realizadas/não realizadas e pendentes), alertas de criticidade e evolução de parâmetros de funcionamento medidos em campo.
7 – Acompanhamento e análise da performance do inspetor
Entre as vantagens, também está o acompanhamento da análise de performance do inspetor, ou seja, o desempenho produtivo da equipe.
De acordo com as rotas é possível verificar se há respostas dos itens previstos na rota pré-definida. Além disso, pode-se conferir o tipo de checklist do trajeto.
Como você pôde ver, o módulo de Inspeção Sensitiva tem como objetivo otimizar os processos de inspeção sensitiva no seu setor, através da tecnologia industrial a favor da gestão da manutenção de ativos.
Confira mais detalhes da aplicação da ferramenta lendo o artigo “Passo a passo para implantar o DynaSens” e saiba mais.
Além disso, o módulo de Inspeção Sensitiva é a ferramenta ideal para você que busca desenvolver uma inspeção integrada de manutenção, quando interligado a sistemas de dados relacionados a manutenção preditiva, como os sensores sem fio da Dynamox.
Além disso, o gerenciamento manual dessas informações não é a maneira mais eficiente tampouco a que gera melhores insights sobre a saúde e a performance dos ativos. Para isso, existem ferramentas e métodos que contribuem para o planejamento e execução do processo. Uma delas é o Módulo de Inspeção da Dynamox, com ele é possível planejar as rotas, criar checklists personalizados para os ativos e acompanhar o desenvolvimento da tarefa pelo técnico.
O módulo de Inspeção Sensitiva
A ferramenta está disponível em um aplicativo, o qual possui o questionário preenchido durante a execução da rota, mesmo que não haja internet. Confira mais sobre essa solução:
Assim, o módulo de Inspeção tem como objetivo otimizar os processos de inspeção sensitiva, através da tecnologia industrial a favor da gestão da manutenção de ativos. A ferramenta é, portanto, ideal para desenvolver uma inspeção integrada de manutenção, quando interligado a sistemas de dados relacionados a manutenção preditiva, como os sensores sem fio da Dynamox.
Portanto, para gerenciar com eficiência a rota de inspeção sensitiva, é necessário ir além do método tradicional. Isto é, partindo de um plano organizado e adequado, torna-se imprescindível investir em ferramentas que potencializem o conhecimento humano e facilitem a realização da tarefa.
Para conhecer o ecossistema completo da Dynamox e as soluções pensadas para a sua indústria, visite nosso site ou solicite o atendimento de um dos consultores.