Falhas de rolamento em bomba de água são problemas comuns e costumam trazer dor de cabeça para as equipes de manutenção dos mais variados setores. Com as bombas de captação de água da Barragem do Gelado, em Parauapebas/PA da Vale essa questão não foi diferente. Uma falha identificada a partir do sensoriamento remoto em um rolamento evitou uma parada inesperada na operação.
As bombas de água são equipamentos utilizados para a filtragem de minério fino. A atividade ocorre com o envio da polpa do material extraído para a linha de produção, onde a bomba ajuda no processo de separação, etapa essa de extrema importância para a revenda do minério.
Em questões de operação, existe a dificuldade de acesso de um equipamento para o outro, já que a distância entre eles é de 15km. Por esse motivo, o deslocamento dos técnicos dificulta o processo de manutenção e aumenta em horas os reparos necessários.
Com base nesta análise, um projeto de acompanhamento remoto das bombas foi implementado, visando melhorar a eficiência operacional e diminuindo consideravelmente o índice de falhas apresentadas no equipamento.
O alto índice de falhas no equipamento, vinha dos problemas apresentados no rolamento das bombas e foi o alerta necessário para a equipe de manutenção atuar assertivamente nesses defeitos.
Segundo histórico, este tipo de falha resulta em quebras recorrentes do equipamento que prejudicam todo o processo de filtragem.
Ganhos de aplicação e uso da tecnologia na bomba
Com o monitoramento remoto dos sensores e o gráfico interativo, o acompanhamento e a análise da condição do equipamento ficaram mais assertivas.
A evolução em cascata, técnica de visualização disponível na Plataforma Dynamox foi essencial no processo de diagnóstico da evolução dos modos de falhas.
Entre os benefícios do projeto, a assertividade do monitoramento remoto e a antecipação às falhas é o maior deles.
Segundo Felipe Pimenta, Técnico Especializado em Manutenção Preditiva II, “a visualização de interfaces e as diversas formas de análise com faixas de frequência da plataforma foram cruciais. A autocorrelação é uma ferramenta que a gente usa bastante para pegar sinais e impactos de defeitos nos rolamentos das bombas” afirma.
Os sensores trouxeram maior assertividade na manutenção e reduziram a dificuldade de acesso e o tempo de deslocamento dos técnicos nos reparos necessários. Desta forma, a equipe de manutenção obteve ganhos em segurança, hora homem (H/H), programação de ação junto ao PCM e economia de gasolina.
Ainda para Felipe “os frutos do projeto foram enormes e ficaram evidentes no painel de laudos que usamos para execução de todos os serviços, impactando positivamente em nossos KPIs e gerando ganhos que batem a casa de milhões”.
Continue navegando em nosso blog e leia mais cases de sucesso da Solução Dynamox aplicada no chão de fábrica dos mais variados setores industriais.