Uma peneira vibratória monitorada por sensores sem fio da Dynamox apresentou um aumento no gráfico de tendência em aceleração da Plataforma Web Dynamox.
Com o monitoramento remoto do ativo e coleta automatizada realizada através de Gateways, tornou-se possível a identificação de uma falha nas molas dianteiras do equipamento.
A falha foi detectada pelo sensor de vibração triaxial instalado na base da mola dianteira do lado direito.
Com isso, o sistema Dynamox gerou um alerta via e-mail para o cliente, sinalizando que havia uma falha em evolução.
Através desta notificação, a equipe da manutenção da companhia realizou uma inspeção em campo que validou o diagnóstico apontado pelo sistema, mostrando que as molas estavam danificadas e fora de lugar.
O sistema Dynamox realiza coletas conforme predefinido pelo usuário durante a configuração da máquina, dependendo da estratégia do time de manutenção e criticidade do ativo, conforme você pode compreender melhor no vídeo explicativo abaixo.
Gráficos de vibração do componente
Através dos gráficos de aceleração RMS e Pico a Pico foi possível perceber a evolução nos eixos vertical e axial.
É possível ver de forma nítida a evolução do modo de falha e os níveis passando os alarmes configurados.
Entretanto, durante o acompanhamento da temperatura foi possível notar uma constância nesse parâmetro, ou seja, não apresentou nenhuma tendência ou aquecimento do componente.
A verdade é que várias ferramentas foram utilizadas na confirmação do problema na mola, entre elas, a ferramenta de autocorrelação que mostra um movimento irregular na operação, visto a falta de homogeneidade na rotação do ativo, algo que fica claro na plotagem circular do gráfico.
Por fim, continue navegando no nosso site e acesse outros cases para saber mais sobre os benefícios da Solução Dynamox na sua indústria.