A gestão de desempenho de ativos, ou asset performance management em inglês, trata-se do processo capaz de monitorar o desempenho físico dos ativos. Baseado, assim, em parâmetros e dados que levam à tomada de decisões assertivas.
Em outras palavras, estamos falando do acompanhamento do comportamento e performance do ativo. Informações que vão nos dizer se ele está performando bem ou não, e possibilitar ações embasadas para otimizar o desempenho.
A gestão de desempenho de ativos através de dados operacionais, baseados no comportamento em tempo real e histórico, nos ajuda a analisar e identificar oportunidades para melhorar o desempenho dos ativos.
Esse processo normalmente emprega um encadeamento digital durante todo o ciclo de vida do ativo. Ou seja, o processo inicia quando um ativo está ainda no estágio de projeto e continua durante toda a sua operação. A qual, portanto, idealmente deve ser monitorada visando confiabilidade, disponibilidade e segurança.
O APM moderno combina práticas tradicionais de gerenciamento de ativos com novas tecnologias digitais. Aliada, por exemplo, à Inteligência Artificial (IA), simulação avançada e também com o machine learning.
Essa implementação facilita a aplicação da estratégia de Manutenção Baseada em Condição e Preditiva. Agir de maneira antecipada, evitando paradas desnecessárias, impacta diretamente na performance do ativo.
Principais vantagens obtidas com a implementação:
- Aumento da Confiabilidade e consequentemente disponibilidade do ativo.
- Redução de perda de produção devido parada inesperada do ativo ocasionada por uma falha funcional.
- Redução dos custos de manutenção.
- Tomada de decisão mais assertiva para o Gestor de Manutenção.
- Melhora nos indicadores de MTBF, Backlog, OEE, disponibilidade dentre outros.
- Propicia uma sequência de melhoria contínua da gestão de ativos, pois, permite ações nas estratégias e ações de manutenção e o acompanhamento de seus impactos diretamente na performance dos ativos.
Aumento de performance baseada em dados
A tomada de decisão é simplificada quando você tem os dados de APM corretos disponíveis. A Dynamox está inserida nesse contexto, com sensores e ferramentas de análise que fornecem informações diversas sobre a condição e performance de cada ativo. Além disso, as soluções integráveis fornecidas pela empresa permitem que o cliente reúna em uma visão centralizada os dados gerados (sejam eles brutos ou processados), contribuindo para um APM conectado e integrado dos diversos sistemas já implantados.
Confira algumas das funcionalidades e soluções fornecidas pela Dynamox no contexto da Gestão de Desempenho de Ativos:
- Sensores sem fio com monitoramento de parâmetros de vibração até 13kHz e temperatura com coleta automatizada de dados e Plataforma Web para análise e tomada de decisão;
- Módulo de detecção automatizada –DynaDetect, baseado em algoritmos e modo de falha dos ativos monitorados;
- Dashboards inteligentes com dados processados e entrega de diagnóstico ao cliente final;
- Módulo de inspeção sensitiva para registro de inspeções de campo;
- Integração com Softwares terceiros.
Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo blog e veja 10 razões para investir no monitoramento de ativos e ter uma gestão de excelência.