Por que é importante fazer o monitoramento de corrente e tensão de ativos elétricos? O monitoramento de corrente e tensão de equipamentos elétricos industriais é fundamental. Isto é, motores, transformadores, geradores, baterias, usinas fotovoltaicas, turbinas eólicas, entre outros, necessitam de monitoramento para garantir o bom funcionamento destes ativos. O que ajuda, ainda, a manter o fluxo produtível mais eficiente, trazendo mais confiabilidade para a planta.
Ao utilizar dispositivos de monitoramento de corrente e tensão para o acompanhamento dos índices de saúde do maquinário, é possível identificar falhas precoces. E, assim, planejar ações de manutenção e perceber janelas de melhoria. A partir dessas análises, também é possível reduzir drasticamente os custos com reparos ou trocas de motores elétricos. Também, há a possibilidade de diminuir o índice MTBF (mean time between failures) dos ativos elétricos da planta industrial e aumentar a disponibilidade do maquinário.
O que é o monitoramento de corrente e tensão elétrica?
O monitoramento de corrente e tensão elétrica possibilita acompanhar e analisar informações de potência, tensão e corrente. Permitindo, assim, um diagnóstico detalhado sobre o estado do ativo.
Esse acompanhamento, quando realizado com periodicidade, também permite que o responsável pela gestão da manutenção consiga identificar quais são os pontos de melhoria. Isso porque esses dados revelam fugas de corrente, instabilidades, distorções e surtos elétricos. É partindo dessas informações que se desenvolve um planejamento voltado para garantir a eficiência energética dos ativos.
Fazer a manutenção preditiva de equipamentos elétricos por meio da análise e monitoramento de corrente e tensão é muito importante, pois problemas nestes maquinários podem significar danos permanentes ao seu funcionamento, sendo necessário substituí-los, o que implica um gasto muito elevado. Além, é claro, do risco de submeter sistemas inteiros a sobrecargas perigosas que podem acarretar problemas graves em todo o fluxo produtivo a longo prazo.
De que forma se faz o monitoramento de corrente e tensão?
Combinando software e hardware, como sensores, é possível obter uma visualização sobre a saúde e desempenho do consumo de energia elétrica dos ativos por meio do cruzamento de dados. Estes dados coletados pelo sensoriamento de energia são enviados para a nuvem pelo gateway, processados, armazenados e são transformados em um prognóstico completo e assertivo. No caso da Dynamox Enging, esses diagnósticos são gerados de forma automatizada, com indicação das falhas com alta assertividade.
Ao se fazer essas medições frequentemente, o profissional de manutenção preditiva consegue coletar dados essenciais sobre o comportamento do ativo e identificar quais correções são necessárias antes que uma falha possa interromper o uso do equipamento. Isso porque, o monitoramento de corrente e tensão é capaz de apontar desequilíbrios de tensões e correntes, oscilações nas instalações, distorções na forma de onda, surtos de tensão elétrica, entre outros fatores de falhas.
Benefícios de fazer o monitoramento de corrente e tensão em ativos elétricos:
Descobrir oportunidades de melhoria
Acompanhar os dados de corrente e tensão desses equipamentos e acompanhar seu desempenho fornece insights sobre quais pontos podem ser trabalhados para que exista uma otimização constante da planta de ativos e fluxo produtivo.
Direcionar a atenção das atividades de manutenção
As informações mapeadas pelo monitoramento de corrente e tensão devem servir para pautar as atividades de manutenção e criar rotinas de checagem do maquinário elétrico. Esse processo é muito importante para que não aconteçam paradas abruptas, falhas, sobrecargas ou danos permanentes.
A importância de combinar diferentes técnicas de manutenção preditiva – entendendo as falhas em motores
Quando falamos em motores, um ativo muito presente em todos os segmentos de indústrias, existem diversas técnicas que combinadas ajudam a identificar uma vasta gama de potenciais falhas. Atualmente, técnicas de manutenção preditiva de monitoramento de vibração e temperatura conseguem êxito em cerca de 55% dos casos de identificação dos modos de falha. Quando complementamos com análise de corrente e tensão, considerando um parceiro de alta qualidade, como a Dynamox Enging, conseguimos abranger outros 45%, ou seja, quase todos os tipos de falha conseguem ser detectados previamente. Podemos ver essa relação entre os tipos de análise claramente no esquema abaixo, quando olhamos para o motor como parte de uma cadeia de eventos, bem como ao analisar as principais causas de falhas:
Para ilustrar a complementaridade das soluções com técnicas de monitoramento de vibração e temperatura (Dynamox) e monitoramento de corrente e tensão (Dynamox Enging), a imagem abaixo mostra quais são os modos de falhas mais comuns identificados pelos sensores e dispositivos. Ter as melhores tecnologias em um mesmo parceiro pode trazer muito mais eficiência para todo o processo.
Gostou do nosso material? Leia mais sobre o setor de manutenção acessando nosso blog ou tire suas dúvidas falando com um de nossos especialistas.