Mais de 2 mil pontos monitorados em máquinas críticas.
A Equipe Dynamox concluiu recentemente um projeto de instalação de mais de 2 mil sensores de monitoramento sem fio de vibração e temperatura em aproximadamente 400 ativos na mina de Salobo, da Vale, localizada no Pará. Isso representa uma evolução significativa no volume de dados coletados pelo monitoramento contínuo dos equipamentos, contribuindo com uma gestão mais eficiente dos ativos, garantindo maior confiabilidade para a planta, além de ainda mais segurança e eficiência para os profissionais envolvidos no processo.
Dada a magnitude do local, com reserva estimada em 1,2 bilhão de toneladas de minério de cobre, e levando em consideração a natureza extrema do ambiente de mineração, aliado ao local estar situado em uma zona remota, o processo de manutenção em Salobo é bastante desafiador. Antes da instalação do sistema Dynamox, a coleta de dados das máquinas era realizada de forma offline e em intervalos médios de 14 dias.
Visando reduzir esse tempo e aprimorar o processo de manutenção, a equipe de Salobo optou pela solução completa, que integra também o módulo de detecção automatizada de falhas e os dashboards de gestão à vista, módulos que auxiliam a visualizar, monitorar e identificar as variáveis de saúde de forma prática e personalizada para uma tomada de decisão rápida e assertiva.
João Alves, Técnico de Manutenção Preditiva da Salobo, conta que a experiência com a Dynamox está sendo ótima. Além da qualidade da solução, ele destaca a ótima interface com a equipe de suporte e de campo, sempre disponível e comprometida para a melhoria de processos.
Confira o vídeo sobre os ativos monitorados: