Solução de monitoramento contínuo de vibração agora também para áreas classificadas.
A Dynamox inicia 2019 com uma conquista para se orgulhar.
A solução, nosso principal produto, um data logger com sensores de aceleração e temperatura, acaba de receber a certificação AEX zona 0.
Equipamento certificado para Zona 0, também é certificado para as Zonas 1 e 2.
Entenda o que a certificação representa e porquê ela é um grande passo na relação da Dynamox com seus clientes.
Marcação AEX
A AEX (Atmosferas Explosivas) é uma regulamentação que testa e classifica dispositivos destinados à atuação em zonas com riscos de explosão.
Todo produto certificado para utilização em áreas explosivas, deve ser identificado em sua etiqueta indelével, com os símbolos que evidenciam sua aplicabilidade. Exemplo:
“Ex” – Identifica o produto certificado para uso em área de explosão; “ma”: refere-se ao encapsulamento, equipamento com nível de proteção “muito alto” para Grupo I;
“IIB”: equipamento aplicável em áreas do grupo IB e IIB (gases e vapores);
“T6”: equipamento que apresenta o menor índice de temperatura de superfície (84°C);
“Ga”: equipamento com nível de proteção “muito alto” para Grupo II (gases);
“IP66”: equipamento com nível 66 de impermeabilização, conforme tabela (Protegido contra poeiras e jatos muito fortes de água).
Atualmente em processo de obtenção de certificação para IP68.
O que são as atmosferas explosivas?
A Norma ABNT NBR IEC 60079-0/2013 define como atmosferas explosivas:
“Mistura com ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras, ou combustíveis suspensos os quais, após ignição, permitem autossustentação da propagação”.
Uma atmosfera explosiva é considerada “área classificada” quando as condições para autossustentação da propagação está presente em quantidades consideráveis para iniciar e sustentar a combustão explosiva.
Estes espaços classificados requerem uma série de cuidados específicos e especializados na aplicação de equipamentos elétricos e ou seus acessórios de diversas naturezas, todos com alguma possibilidade de agir como fonte de ignição.
Portanto, observa-se que a centelha não é indispensável para produzir explosão. Isto é, o aquecimento de superfície já é suficiente, caso ele venha a atingir a temperatura de inflamação do gás, ou pó.
Logo, conhecer a temperatura de ignição (menor temperatura capaz de provocar combustão local) é de suma importância. Assim, é possível instalar corretamente os equipamentos Ex.
Condições Ex
Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:
Fonte de ignição: faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);
Comburente: que neste caso é o oxigênio (o elemento está presente em toda parte);
Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.
Áreas classificadas estão em diversas setores industriais, como as de óleo e gás, petroquímico, sucroenergético, processamento e manuseio de grãos, entre outros.
MAIS SEGURANÇA PARA TODA OPERAÇÃO
Com a conquista da certificação AEX, a Solução amplia o seu escopo de atuação.
Com ela, a Dynamox ajuda a proporcionar ainda mais segurança para o seu maquinário e colaboradores.
O certificado de conformidade atesta que a solução está totalmente segura para uso em ambientes com misturas inflamáveis do Grupo I e II exclusivamente.
Assegurando assim, que o medidor de vibração e temperatura não será o foco de um incêndio nas áreas a que se aplica.
Isso significa que o sensor, ou seja, data logger, não possui uma fonte de ignição, ou que não emite substâncias que possam provocar uma explosão através de uma fuga, faíscas, ou sequer por temperatura elevada.