A linha de vida é um equipamento de segurança ligado à NR-35, fundamental para as equipes da Vale que executam serviços em altura. A inspeção das linhas é considerada uma atividade RAC (requisito de atividade crítica).
Na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que atualmente conta com 88 linhas de vida. O processo era feito de forma pouco automatizada, gerando mais exposição aos riscos por parte dos inspetores, menos produtividade e menor confiabilidade nos dados obtidos.
A seguir, veja a comparação entre o processo de inspeção antigo e o atual. A solução de inspeção sensitiva, destacando os tópicos SEGURANÇA, PRODUTIVIDADE E CONFIABILIDADE.
Segurança
Antes de utilizar o módulo de inspeção sensitiva, o inspetor ia a campo verificar as linhas de vida e precisava ficar muito mais tempo exposto aos riscos dessa atividade. Isso porque o colaborador precisava fazer excessivos registros de imagens. Pois teria que analisar todas as fotos do equipamento para fazer suas anotações em planilha posteriormente.
Atualmente, leva-se o celular com a rota de inspeção e o checklist acionado no aplicativo. Assim, o inspetor sabe exatamente se é necessário tirar fotos e quais registros precisa fazer, um trabalho mais objetivo, com menor tempo de exposição.
Produtividade
Com o trabalho pouco automatizado, um colaborador da Vale gastava até 6 horas para realizar todo o processo que envolve a inspeção das linhas de vida. As horas eram distribuídas em: registrar fotos das linhas, voltar para o escritório, visualizar todas as fotos, responder cerca de 23 questões em uma planilha. Por fim, elaborar um relatório detalhando cada item pontuado na planilha (gastando em média 3 horas por relatório).
Agora, com o módulo de inspeção (DynaSens) o inspetor vai a campo com o aplicativo pronto para tirar as fotos e responder todas as questões em tempo real. Para finalizar o processo e ter o seu relatório gerado na plataforma da Dynamox, com detalhes e fotos da linha de vida, o inspetor leva, em média, 30 minutos.
Confiabilidade das informações e dos equipamentos
Com o processo mais manual, as informações ficavam mais suscetíveis a erros, seja na hora de preencher a planilha, ou de registrar as imagens. Além disso, sem o aplicativo e a solução de inspeção sensitiva, não se tinha a geolocalização que permite visualizar que o colaborador está realizando a inspeção no lugar correto, evitando possíveis enganos.
A confiabilidade na condição das linhas de vida também aumentou. Isso porque antes as informações eram anexadas em um sistema que dificultava a visibilidade caso houvesse alguma anomalia. Agora, com o dashboard disponibilizado pela nossa solução, é possível acionar um especialista para atuar nos casos de manutenção. Isso acontece antes que seja necessário interditar as linhas de vida, como já aconteceu em experiências anteriores.
A combinação de inspeção sensitiva + Inspeção de Linhas de Vida da Vale está sendo um sucesso. As vantagens que o novo processo trouxe garantiram otimização e agilidade nas inspeções de linhas de vida da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Gostou do conteúdo? Você encontra mais casos como este no nosso blog, acessando “cases de sucesso”. Leia também sobre “Dynamox detecta falha em bomba de circulação de fluossilícico“