E se você pudesse reduzir o custo de manutenção corretiva? Com a solução Dynamox, a Nexa detectou uma falha precoce no exaustor de ventilação, fez a intervenção e evitou um gasto de R$31 mil reais. Confira!
A mineradora Nexa conta com sensores Dynamox instalados em seus ativos industriais na unidade de Vazante – Minas Gerais. Com o monitoramento constante, coletas automatizadas e análise de dados na Plataforma Web, essa parceria entre as empresas já garantiu outros casos de sucesso, e agora trazemos mais um.
Arley Campelo Nunes, técnico de preditiva, compartilhou com o time da Dynamox essa ocorrência em um exaustor de ventilação da mina subterrânea.
Em novembro de 2023, durante o monitoramento online, notou-se o aumento nos níveis de vibração do equipamento. Além disso, os analistas puderam detectar frequências de folga nos rolamentos do mancal do ativo. Confira os resultados obtidos pela Nexa na análise:
Autocorrelação da forma de onda
A Ferramenta de autocorrelação ajuda na identificação de sinais periódicos. Utilizando, portanto, a autocorrelação junto com a visualização de forma de onda circular é possível realizar uma análise clara dos impactos gerados pela folga no conjunto durante as revoluções de eixo.
Na figura abaixo, cada proeminência demonstra um impacto durante a revolução.
Cascata Espectral
Utilizando a ferramenta de cascata espectral, foi possível observar a evolução do espectro de vibração em aceleração, com seus níveis baixando após a intervenção no ativo em janeiro.
Isto é, as linhas em vermelho, laranja e azul (pós-intervenção) já não registram os níveis das anterior. Confira na imagem abaixo:
Por fim, através da utilização das ferramentas de análise espectral foi possível identificar os sinais de folga. Na figura abaixo pode-se visualizar os marcadores de RPM indicando múltiplos harmônicos da frequência nominal do eixo, comportamento característico de folga nos componentes.
Com a identificação prévia da falha, a equipe Nexa pôde realizar uma parada planejada, não impactando na disponibilidade do equipamento ou gerando custo de manutenção corretiva adicional.
Evitando o custo de manutenção corretiva
Durante a parada programada, a equipe da Nexa abriu o mancal do ativo, confirmou a existência da folga e fez a intervenção necessária. Como resultado desse procedimento, também demonstrado nos gráficos os níveis de vibração do exaustor que voltaram à normalidade.
Graças ao sistema automatizado de coletas da Dynamox, ao monitoramento contínuo e assertivo dos sensores e a atuação dos analistas e equipe de manutenção, evitou-se a necessidade de uma manutenção corretiva ou danos maiores como: quebra do rolamento, eixo, mancal e indisponibilidade do equipamento. Estima-se, assim, que a economia gerada pela identificação prévia da falha e a atuação preventiva ultrapassa os R$ 30.000,00. Evitando, portanto, esse custo de manutenção corretiva.
A seguir, confira a foto do rolamento onde é possível visualizar as marcas de deslizamento de uma folga.