O uso da solução Dynamox contribuiu para o diagnóstico de um desalinhamento angular em uma bomba de GLP, cujo custo de manutenção corretiva está avaliado em R$35 mil. Confira detalhes desse caso:
Buscando ganhos significativos de confiabilidade operacional e eficiência, a Ultragaz confiou na solução Dynamox para monitoramento de bombas e compressores de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), bem como nos compressores de ar, equipamentos críticos para o processo produtivo. Poucos meses depois, a solução contribuiu para a detecção de um desalinhamento angular na bomba de GLP.
O objetivo foi implementar a manutenção preditiva baseada em condição (MBC) em ativos críticos, contribuindo para evitar a troca de peças sem necessidade e aumentar a confiabilidade da planta. O projeto piloto iniciou em março de 2023. Nele, houve a instalação de um total de 20 sensores e dois gateways na base de produção de São José dos Campos.
Um dos ativos sensorizados foi a bomba KSB Multi-Tec 65/3, com valor estimado de manutenção corretiva de R$35 mil. Além disso, a sua parada acarreta perda de disponibilidade da linha de produção, sendo, portanto, um ativo crítico. Nela, então, foram instalados quatro sensores HF+: dois no motor de acionamento e dois na bomba em si. Em ambos os casos um sensor sobre o rolamento do lado acoplado (LA) e um sensor sobre o rolamento do lado oposto ao acoplado (LOA). Conforme ilustração:
Bomba KSB Multi-Tec 65/3 sensorizada
Em setembro de 2023, seis meses após a instalação, os níveis globais de vibração da bomba superaram o valor pré-configurado como ideal para operação e a plataforma emitiu o “alerta A2”. Ao analisar o histórico de velocidade RMS, os técnicos verificaram que o ativo apresentou vibração no eixo horizontal superior ao configurado como nível de alerta A 1 (amarelo/atenção) de 5 mm/s, ultrapassando em vários momentos o nível A2 de alerta (vermelho/crítico) de 7 mm/s, conforme gráfico:
Velocidade RMS
Ao analisar o espectro de vibração, os analistas identificaram uma componente na direção axial e outra na direção horizontal. Caracterizado pelas amplitudes altas em 1x a rotação do equipamento, seguido de outra componente presente em 2x a rotação do equipamento (segundo harmônico), e uma terceira componente próxima à 3x a rotação do equipamento (terceiro harmônico). No gráfico apresentado na sequência, é possível observar a rotação do motor e seus primeiros harmônicos (destacados em cinza):
Espectro de vibração bomba
O conjunto de características permitiu concluir que a falha se tratava de um desalinhamento angular no acoplamento entre o motor e bomba de GLP, conforme podemos observar na ilustração abaixo:
Espectro de desalinhamento angular
A partir do diagnóstico, a equipe realizou o alinhamento do ativo, que não foi perfeito devido às limitações da estrutura de fixação do equipamento. Ainda assim, houve uma melhora significativa nos níveis de vibração, fazendo com que o ativo operasse abaixo dos níveis de alerta crítico, conforme mostra a figura abaixo:
Níveis de vibração antes e depois da intervenção
A detecção precoce evitou o agravamento do problema e aumentou a vida útil do equipamento. E este foi o primeiro passo a implementação de técnicas da manutenção preditiva onde, até então, as ações eram quase que exclusivamente preventivas ou corretivas.