A manutenção Preditiva Remota é uma das melhores estratégias para aumentar a produtividade industrial
Situações como a que estamos vivendo atualmente, causam uma série de mudanças nos hábitos diários dos cidadãos, em termos econômicos, comportamentais, de consumo, e é claro, laborais.
Em relação a esse último ponto, diversos setores do mercado de trabalho, estabeleceram que seus colaboradores exerçam as atividades laborais de suas casas, como medida de isolamento.
Alguns setores, como o de manutenção industrial, visto a presença intensiva de trabalho manual, podem ser mais fortemente impactados.
Como inspecionar equipamentos, realizar intervenções e, de forma geral, fazer com que os ativos continuem operando, tudo isso à distância ou com mão de obra reduzida?
Felizmente, a situação atual oferece oportunidades para novos formatos.
É o caso do monitoramento remoto de ativos, que permite o acompanhamento à distância de parâmetros de operação, assegurando inclusive menor exposição do colaborador aos riscos inerentes.
A Dynamox já possui essa alternativa, e trabalha com a solução de sensoriamento sem fio de ativos industriais.
Solução Dynamox: a manutenção preditiva Remota e a produtividade industrial
- Obtenção de dados sem intervenção humana, com o uso de sensores sem fio e gateways (coletores automáticos de dados):
A solução é composta por data loggers Bluetooth com sensores de vibração e temperatura, instalados fixamente em pontos críticos das máquinas.
O usuário configura intervalos de medição para cada ponto (conforme criticidade) e, com o uso de um gateway da Dynamox, automatiza a coleta de dados.
A única intervenção manual necessária, é no momento de instalação dos sensores, o que gera produtividade e permite inclusive realocação de equipe de campo.
Após, o sistema trabalha de forma independente, com o gateway coletando e enviando dados de múltiplos sensores direto para a Plataforma Web da Dynamox, hospedada na nuvem. E essa, é outra grande vantagem do sistema que comentaremos a seguir.
- Disponibilização dos dados em nuvem:
Ao invés de trabalhar em servidor local, o que restringiria o acesso aos dados para somente computadores dentro da rede da sua empresa, a Dynamox trabalha com uma Plataforma em nuvem.
Isso quer dizer que pessoas credenciadas podem acessar os dados de qualquer lugar, basta acesso comum à internet.
Sendo assim, é possível de maneira remota, monitorar e interagir à distância com os sensores instalados em planta.
Conheça a Plataforma Web
Para auxiliar no monitoramento, além do histórico completo de medições de vibração e temperatura, a Plataforma Web conta com dashboards de resumo da condição de ativos, capaz de indicar a priorização das ações de análise e manutenção, baseados em alertas do sistema.
A Plataforma Web oferece ainda diversas opções e ferramentas de análise de vibração. Algumas delas são: envelope, cadastro de rolamentos, filtros e comparações entre espectros, possibilitando assim o diagnóstico remoto de falhas.
Além disso, a Dynamox possui um módulo de Inspeção Sensitiva, com checklist de máquinas e rotas de manutenção.
O objetivo é unir a inspeção preditiva com a sensitiva, no que chamamos de Inspeção Integrada.
Sendo assim, é possível visualizar remotamente não apenas dados dos sensores, como também os checklists de máquinas realizados por inspetores em área, com fotos e áudios sobre possíveis ocorrências.
Com o sistema, você não precisa se preocupar em acessar a Plataforma Web a cada 10 minutos. Assim, é possível evitar a checagem constante dos pontos monitorados ou se algum passou a trabalhar acima dos limites estabelecidos.
O próprio sistema se encarrega de avisá-lo, e/ou avisar membros da sua equipe, quando acontece.
Isso se dá através do envio de e-mails. Isto é, eles avisam instantaneamente quando um ponto de monitoramento passa a trabalhar fora dos níveis de temperatura e vibração, definidos como aceitáveis na preditiva remota.
Preditiva remota: mais agilidade e confiabilidade
É mais agilidade e confiabilidade, para atuar antes que uma falha efetivamente ocorra no ativo monitorado.
Para você também é hora de repensar. Isto é, avaliar o que a tecnologia da chamada indústria 4.0, ou digitalização de processos, pode fazer pelo seu chão de fábrica?
Nossos clientes já comprovaram redução de custos, aumento de segurança e produtividade, melhores níveis de confiabilidade e disponibilidade de ativos rotativos industriais. Tudo isso, gerando um processo produtivo mais competitivo.
Vem conosco! Juntos, faremos uma avaliação personalizada, do que melhor se enquadra à necessidade da sua empresa.