A solução de manutenção preditiva da Dynamox permite aos clientes, diversas vezes, trocar intervenções corretivas, por intervenções planejadas, economizando tempo, produtividade e dinheiro. Foi o que aconteceu em mais esse caso de sucesso da Nexa, que conta com uma ótima equipe em seu CMA (Centro de Monitoramento de Ativos) aliada à Solução Dynamox.
Em Vazante/MG, o redutor principal do moinho de calamina da Nexa apresentava condições normais de operação. Porém, seus níveis de vibração estavam subindo, até que no dia 22/01/2024, chegaram ao nível de alerta A1 (atenção) na Plataforma Web. Nesta data, o time de preditiva da Nexa realizou uma análise detalhada da saúde do ativo.
Redutor – velocidade RMS
Durante a análise, avaliou-se se houve alguma alteração nas condições operacionais do equipamento, como: taxa de alimentação, carga circulante, vazão de água, potência consumida, carga de corpos moedores e dados de temperatura do pinhão. Porém, nenhum desses parâmetros tiveram alterações significativas que pudessem contribuir com o aumento da vibração do redutor.
Então, ao analisar o espectro de vibração, identificou-se um esforço de engrenamento e folga excessiva nos rolamentos dos mancais do eixo de saída.
Espectro – Redutor principal
Espectro em aceleração apresentando elevada quantidade de modulações na frequência de rotação de saída do redutor.
Forma da onda – Redutor
Gráfico de forma de onda – Autocorrelação
Autocorrelação em forma circular com 58 divisões, representando picos de impacto na coroa do eixo de saída do redutor.
Elevação linear em aceleração pico a pico. Após intervenção equipamento encontra-se em condição normal por análise de vibração.
Prontamente, após realizar o laudo preditivo com o diagnóstico, a equipe da Nexa comprou o pinhão de saída, rolamentos e vedações, deixando os componentes disponíveis na unidade para realizar a intervenção. Além disso, no dia 25/01, foi realizada uma parada para inspeção no equipamento, onde se identificou que havia um desgaste superficial e prematuro do pinhão de saída.
Seguindo o acompanhamento da evolução do problema através dos gráficos da Plataforma Web, após os níveis de vibração chegarem ao nível de alerta A2, chegou o dia planejado pela Nexa para uma intervenção programada: 22/02/2024. Neste momento, a equipe realizou a substituição dos itens orientados no laudo (pinhão de saída, rolamentos e vedações).
O trabalho do time de manutenção foi eficiente e a intervenção efetiva evitou a quebra do redutor, reduzindo sua vibração de 14 mm/s para 1,5 mm/s, levando-o novamente para suas condições normais de operação.
Se não houvesse a intervenção planejada e os rolamentos tivessem quebrado, todo o engrenamento, mancais e carcaça do ativo poderiam ter sido danificados. Além disso, poderia haver danos em componentes secundários, como no motor elétrico e pinhão.
Solução Dynamox – Manutenção preditiva
Confira agora um comparativo entre a intervenção programada que ocorreu e como poderia ser o cenário contrário, dependendo apenas da intervenção corretiva:
Ou seja, a equipe da Nexa, junto à solução Dynamox, conseguiu uma economia de R$ 673.000,00 e de 18 dias de produção. Esse foi mais um excelente caso de sucesso. Por isso, parabenizamos a equipe de manutenção preditiva da mineradora, representada pelo Arley Bruno, Flávio Rosa e Lucas Maia, que realizaram este trabalho.