Solução Dynamox evita parada inesperada de peneira localizada em área classificada Zona 21
A Arauco, uma das maiores empresas florestais do mundo, conta com a Solução Dynamox para realizar o monitoramento de seus ativos.
Sensores e gateway Dynamox são aptos para zona Ex. Leia mais: Quais as certificações nacionais e internacionais da Dynamox?
Neste caso, vamos falar sobre uma peneira, ativo importante para o processo produtivo da empresa. Ela está localizada em uma zona classificada 21, local, portanto, onde nuvem de poeira potencialmente explosiva é esporádica em condições normais de operação. Além disso, o motor é de difícil acesso para a equipe de manutenção realizar o monitoramento.
Constatação do problema na peneira
Com as dificuldades impostas pelo local em que o ativo está inserido, os sensores sem fio são a melhor alternativa para monitorar os dados de vibração e temperatura. Pensando nisso, no começo de 2019, a Arauco instalou sensores sem fio da Dynamox. Após mais de quatro anos de operação, esses sensores continuaram demonstrando sua eficiência e robustez ao serem os responsáveis pela coleta dos dados desse caso.
Thiago Nunes, técnico de preditiva da Arauco, acompanhava os níveis de vibração do motor do ativo por meio da Plataforma Web, quando pôde notar uma evolução nos dados no início de 2023. Mesmo com este primeiro aumento identificado, os níveis estavam abaixo dos alertas pré-estabelecidos. Porém, a equipe da Arauco aproveitou a oportunidade de uma parada, utilizou um estetoscópio e identificou ruído no rolamento. Ainda não era necessário realizar a troca do motor, mas se constatou a necessidade de acompanhar e monitorar uma possível evolução da falha.
Alerta que evitou uma parada inesperada na peneira
Com o passar dos meses, ao final de maio, o aumento da vibração ocorreu, como pode ser visto no gráfico de Velocidade RMS Global, no eixo axial do motor. Os níveis subiram até disparar o primeiro nível de alerta (A1/atenção) em junho.
Por se tratar de um local de difícil acesso e não haver necessidade de parada naquele momento, a equipe da Arauco definiu que a manutenção ocorreria em um momento de parada oportuno. A possibilidade de continuar o acompanhamento dos níveis de vibração periodicamente, permite que os clientes da Dynamox adotem direcionamentos como este, esperando o momento certo de intervir no ativo.
Confira, nas imagens abaixo, onde o motor estava localizado. E, em seguida, a cascata espectral com o acompanhamento do comportamento do espectro de vibração. Desse modo, é possível compreender em qual dia a falha se agravou:
No momento de uma parada mais longa, surgiu a oportunidade de realizar a troca do motor. Sendo assim, a equipe de manutenção da Arauco realizou a ação necessária e evitou uma falha catastrófica que prejudicasse o funcionamento da peneira por mais tempo.
Leia também: Sensores identificam falha potencial em área classificada EX (dynamox.net)