Um defeito de rolamento foi identificado no motor principal do laminador 03 – motor 3H, que é um ativo crítico para o processo produtivo e é monitorado pelo sistema sem fio da Dynamox. Os níveis de vibração de um sensor instalado no motor, mais especificamente do lado acoplado, apresentaram evolução e atingiam o alarme de aceleração mais crítico em região de alta frequência. A seguir, mostraremos algumas ferramentas utilizadas para identificar a causa.
Detecção do defeito de rolamento do motor
Utilizamos alertas espectrais por banda em alta frequência, onde ficou evidenciada a evolução do defeito no rolamento característico de pista externa (BPFO).
Assim, com a possibilidade de utilização de alertas espectrais por banda de regiões de frequência, é possível diferenciar as características de defeitos e ter uma melhor orientação quanto à identificação célere da mesma. Dependendo, ajuda na tomada de decisão rápida, conforme este caso de falha.
Ferramentas utilizadas na detecção da falha
Como resultado, pôde-se perceber defeito na pista externa do rolamento BPFO através da plataforma. As imagens abaixo demonstram as frequências de defeito e a modulação pela rotação, indicando a severidade.
Por fim, graças ao sistema de monitoramento sem fio da Dynamox, programaram uma intervenção e trocaram o rolamento do motor em momento oportuno.
Se interessou por este case? Leia também nossa matéria sobre a instalação interna de sensores que identificou um defeito na engrenagem de redutores.